'

Corpos em Movimento – tipos de movimentos

Os movimentos exercidos pelos corpos, de um modo geral, podem ser classifcados de dois modos: movimento uniforme e movimento variado.

Quando um corpo percorre uma mesma distância em um mesmo intervalo de tempo, ou seja, sua velocidade não varia no decorrer no percurso dizemos que o corpo realizou um movimento uniforme.

Na figura acima o carro de corrida percorre o mesmo espaço com velocidade constante, da mesma forma o tempo gasto pelo carro é o mesmo em todos os intervalos. Como o carro descreve uma tragetória retilínea, dizemos que este movimento é retilíneo uniforme (MRU).

Já o movimento variado é caracterizado pela variação da velocidade que um corpo exerce durante um percurso.

Ex.: Um carro, durante um percurso dentro de uma cidade, atinge diferentes velocidades dependendo do trânsito existente naquele momento.

Um fator importante no movimento variado é a aceleração que pode ser definida como sendo a medida da rapidez com que um móvel varia sua velocidade.

Ex.: Se um automóvel parte de um ponto com velocidade inicial 0km/h e após 4s atinge uma velocidade de 100km/h, qual a aceleração exercida pelo mesmo?

Para começarmos a resolver este problema, é necessário que saibamos uma fórmula da aceleração. Portanto vamos começar:

Para finalizarmos o exemplo acima, o automóvel aumenta a intensidade da sua velocidade em 7m/s a cada segundo, totalizando assim ao fim dos 4 segundos, uma velocidade de aproximadamente 28 m/s. Trasformando em km/h, o carro varia sua velocidade em aproximadamente 25k/h a cada segundo, atingindo, aproximadamente, os 100k/h ao fim dos 4 segundos.

RECAPITULANDO: Movimento uniforme não varia a sua velocidade. O móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais. Movimento variado sua velocidade varia. O móvel percorre distâncias iguais em tempos diferentes, ou vice-versa. Aceleração rapidez com que um corpo varia a sua velocidade. Fator importantícimo no movimento variado.

Bons estudos, espero ter ajudado e pratique nos nossos exercícios.

exercícios

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »