'

Corpos em Movimento – movimento, repouso e referencial

Para começarmos a entender a Física um dos primeiros conceitos que devemos aprender é a diferença entre repouso e movimento. À primeira vista parece ser simples, no entanto precisa de um pouco de concentração para o assunto.
Quando falamos de corpos em movimento, precisamos logo de dois, ou mais corpos, onde um deles será tratado com o referencial.

Na figura acima  temos três pessoas num mesmo evento. Olhando primeiramente para dentro do ônibus, vemos um homem e uma mulher sentados. Se tomarmos a mulher como referencial, o homem que está à sua frente permanece em repouso, uma vez que se olharmos distância que separa os dois, a mesma não varia, ou seja, o homem não varia sua posição em relação ao referencial (a mulher). O mesmo acontece se invertermos os papeis, ou seja, se adotarmos o homem como referencial a mulher permanecerá em repouso em relação à ele.
Agora, se tomarmos como referencial o homem sentado no monte à beira da estrada, todos os ocupantes do ônibus estarão em movimento em relação ao referencial, isso dá devido ao ônibus estar se aproximando do homem e consequentemente, a distância entre os passageiros e o homem (referencial) varia ao longo do tempo.

Desta maneira podemos definir movimento e repouso da seguinte maneira:
Um corpo está em movimento quando o mesmo muda de posição em relação a um referencial.
Um corpo está em repouso quando o mesmo não muda de posição em relação a um referencial.
Assim um corpo pode está em repouso, tomando-se um corpo como referencial, e ao mesmo tempo em movimento, tomando-se outro corpo como referencial.
Ex.: Uma pessoa sentada em frente a tv está em repouso em relação à tv, porém está em movimento em relação ao Sol, uma vez que a Terra e todos os corpos existentes nela estão em constante movimento em relação ao Sol.
Agora para praticar mais, tente resolver nossos exercícios sobre corpos em movimento.

 Exercícios

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »