Páginas

Corpos em Movimento – movimento, repouso e referencial

Para começarmos a entender a Física um dos primeiros conceitos que devemos aprender é a diferença entre repouso e movimento. A primeira vista parece ser simples, no entanto precisa de um pouco de concentração para o assunto.

Quando falamos de corpos em movimento, precisamos logo de dois, ou mais corpos, onde um deles será tratado com o referencial.

Corpos em movimento

A figura ao lado mostra duas citações. Na primeira o corpo A está ao lado do corpo B, logo dizemos que o corpo A está em repouso  em relação ao corpo B. Já na segunda situação, note que há uma seta indicando o deslocamento do corpo A, assim podemos dizer que o corpo A está em movimento em relação ao corpo B.

Na figura acima utilizamos dois corpos, agora veremos outro exemplo, só desta vez utilizaremos três corpos.

A figura ao lado mostra um ônibus em movimento contendo dois passageiros, ao lado de uma placa na calçada existe uma terceira pessoa. Note que cada passageiro estão em repouso em relação ao outro, entretanto os dois estão em movimento quando o referencial é o observador que está ao lado placa.

Desta maneira podemos definir movimento e repouso da seguinte maneira:

Um corpo está em movimento quando o mesmo muda de posição em relação a um referencial.

Um corpo está em repouso quando o mesmo não muda de posição em relação a um referencial.

Assim um corpo pode está em repouso, tomando-se um corpo como referencial, e ao mesmo tempo em movimento, tomando-se outro corpo como referencial.

Ex.: Uma pessoa sentada em frente a tv está em repouso em relação à tv, porém está em movimento em relação ao Sol, uma vez que a Terra e todos os corpos existentes nela estão em constante movimento em relação ao Sol.

Agora para praticar mais, tente resolver nossos exercícios sobre corpos em movimento.

exercícios

0 comentários:

Postar um comentário