'

Conceitos Introdutórios

Caros estudantes, antes de aprofundarmos nos estudos sobre física, conheceremos alguns conceitos importantíssimos para a continuação dos nossos estudos.



  1. Medida é um valor numérico de qualquer coisa que puder ser mensurado por algum sistema de medida. Ex.: 1 metro (medida de comprimento), 40 quilômetros por hora (medida de velocidade), etc.

  2. Instrumento de medida é todo e qualquer objeto que possa ser utilizado para medir alguma medida. Ex.: o velocímetro é um instrumento de medida que mede a velocidade; o termômetro é um instrumento de medida que mede a temperatura; a balança é um instrumento de medida que mede a massa dos corpos; o dinamômetro é um instrumento de medida que mede o peso dos corpos; o relógio é um instrumento de medida que mede o tempo; etc.

  3. Grandeza física é tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numérico a uma unidade. Ex.: comprimento, velocidade, área, etc. As grandezas físicas dividem-se principalmente em: grandezas escalares que são definidas quando o módulo e a unidade de medida são especificados, como por exemplo, a área, o comprimento, o tempo, a temperatura, etc.; e grandezas vetoriais que são definidas pelo módulo, unidade de medida, sentido e direção. Ex.: distância percorrida, trabalho, velocidade, etc.

  4. Unidade de medida é uma quantidade específica de determinada grandeza física  que serve de padrão para eventuais comparações, e que serve de padrão para outras medidas. Ex.: metro(m) (unidade de medida de comprimento), joule(j) (unidade de medida de trabalho), etc.

  5. Sistema internacional de unidades (SI): Por longo tempo, cada região, país teve um sistema de medidas diferente, criando muitos problemas para o comércio devido à falta de padronização de tais medidas. Para resolver o problema foi criado o Sistema Métrico Decimal que adotou inicialmente adotou três unidades básicas: metro, litro e quilograma.Entretanto, o desenvolvimento tecnológico e científico exigiu um sistema padrão de unidades que tivesse maior precisão nas medidas. Foi então que em 1960, foi criado o Sistema Internacional de unidades(SI). Hoje, o SI é o sistema de medidas mais utilizado em todo o mundo.Existem sete unidades básicas do SI que estão na tabela abaixo:
Grandeza Unidade Símbolo
Comprimento metro m
Massa quilograma q
Tempo segundo s
Corrente Elétrica Ampère A
Temperatura kelvin K
Quantidade de matéria mol mol
Intensidade luminosa candela cd

Segue abaixo as grandezas Físicas e suas unidades no sistema internacional. São grandezas cujas unidades são derivadas das unidades básicas do SI.

Grandeza Unidade Símbolo Unidade sintética UnidadesBásicas
Área
Volume
Densidade Kg/m³
Concentração mol/m³
Aceleração m/s²
Campo magnético A/m
Velocidade
Velocidade angular Rad/s Hz 1/s
Aceleração angular Rad/s² Hz² 1/s²
Calor específico J/kg.K N.m/K.Kg m²/(s².K)
Condutividade térmica W/m.K J/s.m.K Kg.m/
Momento de Força N/m Kg.m²/s²
Força Newton N Kg.m/s²
Freqüência Hertz Hz 1
Ângulo radiano rad m/m 1
Pressão Pascal Pa N/m² Kg/(m.s²)
Energia Joule J N.m Kg.m²/s²
Potência Watt W J/s Kgm²/s³
Carga elétrica Coloumb C A.s
Tensão elétrica Volt V W/A Kg.m²/s³.A
Resistência elétrica Ohm Ώ V/A Kg.m²/(s³.A²)
Capacitância Farad F A.s/V A².(s^4)/kg.m²
Indutância Henry H Wb/A Kg.m²/(s².A²)
Fluxo magnético Webwe Wb V.s Kg.m²/s².A
Densidade do Fluxo mag. Tesla T Wb/m² Kg/s².A

Prefixos do Sistema Internacional: os principais prefixos são:

Nano(n): 10^-9
Micro(μ):10^-6
Mili(m): 10^-3
Kilo(k): 10^3
Mega(M): 10^6
Giga(G): 10^9

Agora após conhecermos estes conceitos, poderemos continuar com nossos estudos.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
Administrador
15 de outubro de 2011 às 17:11 ×

seria bom tiver operaçoes com vetores

Reply
avatar
fisicainweb
Administrador
2 de junho de 2013 às 10:30 ×

fabio desculpe a demora, estive afastado do blog por motivos de força maior. Em breve estarei postando algo sobre a sua sugestão.
Desde já agradeço pela sua atenção e sujestão.

Reply
avatar