'

Corpos em Movimento - Velocidade

 

Como já foi visto nos conceitos introdutórios, Velocidade é uma grandeza vetorial pois a mesma possui módulo, direção e sentido. Mais a final o que podemos definir como velocidade?

Podemos definir velocidade como um sinônimo de rapidez de um corpo. Apesar de destacarmos apenas a intensidade da velocidade, nos estudos físicos são necessárias a direção e o sentido, para que assim possamos entender o grau de sua importância.

Ex.: Em uma corrida dos 100 metros rasos, os 8 (oito) competidores possuem velocidades com mesma direção e sentido, porém suas intensidades são diferentes. Desta forma não possuem a mesma velocidade, pois para isso acontecer é preciso que todos possuem mesma direção, sentido e módulo (intensidade).

Já um tipo de velocidade bastante utilizado na física é a velocidade média, que pode ser definida como a média da variação da velocidade exercida por um corpo em em certo período. A velocidade média pode ser calculada pela seguinte fórmula:

Onde Vm significa velocidade média, S espaço percorrido, t é o tempo gasto para percorrer o espaço. Ou seja, a velocidade média é a razão entre o espaço percorrido e o tempo gasto.

 

Ex.: Um ciclista percorre uma distância de 24km em 2h. Qual a sua velocidade média?

A partir desta fórmula podemos encontrar mais duas fórmulas que serão utilizadas nos nossos exercícios. Veja quais são:

Exemplos utilizando estas fórmulas estão contidos nos nossos exercícios. Espero ter ajudado. Agora é só treinar para aprender.

exercícios

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Anônimo
Administrador
31 de dezembro de 2016 às 00:42 ×

Olá, as imagens nao estão aparecendo!

Anônimo
Reply
avatar