'

CALORIMETRIA: Processos de transmissão de calor

O calor, energia térmica em trânsito, transfere-se do corpo de maior temperatura para outro de menor. Esta transferência dá-se-á de três maneiras:

  • CONDUÇÃO
Nesse processo, a energia térmica transfere-se de molécula para molécula através da agitação das mesmas.
Na figura acima, a chama azul fornece energia às moléculas do material que estão em contato com a mesma. Estas moléculas começam a agitar-se com maior intensidade e assim chocam-se com as vizinhas. Essas por sua vez, passam a vibrar também com maior intensidade e chocam-se com as outras vizinhas que repetem o processo sucessivamente até que o calor chegue à outra extremidade do material.

OBSERVAÇÕES:
  1. O processo de condução ocorre apenas em materiais sólidos.
  2. Esse processo ocorre de maneira mais perceptível nos sólidos considerados bons condutores de calor, como os metais.
  3. A quantidade de calor que atravessa um material pode ser calculada segundo a lei de Fourier.


  • CONVECÇÃO

Convecção é o processo pelo qual a energia térmica se transfere pelo deslocamento de massas. Esse processo se dá apenas em meios líquidos e gasosos.
Esse processo ocorre devido à diferença de densidade das partículas que compõem o fluido. Na animação acima, a camada do fluido que está mais próxima da chama, aquece e consequentemente tem sua densidade diminuída. Esta sobe, enquanto a camada superior, mais fria e mais densa, desce. A camada que desce recebe calor da chama e como consequência, atinge uma temperatura superior  e densidade menor à que está em cima. Dessa forma, a camada de baixo volta a trocar de posição com a que está em cima. Esse processo torna-se repetitivo pelo tempo que o fluido permanecer em contato com a chama e todas as suas partículas têm sua temperatura aumentada.

  • IRRADIAÇÃO
A irradiação ou radiação térmica é a propagação de calor na qual a energia térmica se transmite através de ondas eletromagnéticas.
Nesse tipo de propagação, o calor não necessita de um meio para se propagar. É dessa forma que a energia proveniente do Sol chega até nós.
Todos os corpos emitem energia. A energia radiante emitida por um corpo é propagada principalmente por raios infravermelhos; esse fato é útil no mapeamento de vegetações, sensores de presença, etc.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »